Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


IPMA coloca Açores sob avisos laranja e amarelo devido à chuva forte

Escrito por em 13 de Janeiro, 2022

IPMA coloca Açores sob avisos laranja e amarelo devido à chuva forte

As ilhas do grupo Central dos Açores vão estar no domingo sob aviso laranja devido à chuva, e as do grupo Ocidental e Oriental sob aviso amarelo, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA esclarece que o aviso laranja para as ilhas da Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa, que compõem o grupo Central do arquipélago, vai estar em vigor entre as 12:00 e as 24:00 de domingo.

Entre a meia-noite de hoje e as 12:00 de domingo e entre as 00:00 e as 03:00 de segunda-feira, estas ilhas estarão sob aviso amarelo devido à “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

Nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso amarelo para a chuva é válido entre as 03:00 e as 15:00 de domingo.

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo para a chuva forte diz respeito ao período entre as 17:00 de domingo e as 06:00 de segunda-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.